segunda-feira, 18 de julho de 2016

Como foi o seu fim (ou final?) de semana?

Ao encontrar um amigo ou colega de trabalho na segunda-feira, você perguntou a ele, ou ele a você, como foi o final de semana? Ou a expressão utilizada foi fim de semana? Será que há diferença entre fim e final? O que me diz, caro leitor? Bem, eu lhe digo que em alguns casos existe distinção; em outros, não.

No uso acima tanto faz dizer fim ou final de semana porque as palavras fim e final são substantivos que indicam a última parte de algo. No exemplo, do período de dias. Então o uso é facultativo, assim como será sempre que os termos forem substantivos!

Veja mais exemplos:
  • Aguarde no final/fim da fila, senhor.
  • O aluno fez anotações no final/fim do caderno.
  • Muita emoção no final/fim do jogo.
  • É muito bom relaxar no final/fim do dia.

Ocorre que em algumas situações a palavra final é adjetivo – sim, ela pode ser adjetivo e substantivo. Eis alguns casos:
  • A chamada final ocorrerá amanhã.
  • O atleta tem como meta final ganhar o campeonato.
  • Ele foi classificado para a fase final do concurso.
  • Grande cartada final!

Por também ser um adjetivo, o termo pode levar a um raciocínio equivocado de algumas pessoas ao pensarem que final deve ser empregado sempre que seu antônimo for inicial e que a palavra fim deve ser usada quando o contrário for início.

Assim acreditam que é correto apenas fim de semana (início de semana), fim do dia (início do dia), fim das férias (início das férias), fim do filme (início do filme)... e argumentam que não teria lógica a substituição por final de semana (inicial de semana), final do dia (inicial do dia), final das férias (inicial das férias), final do filme (inicial do filme).

Certamente essa simples troca não faz sentido, entretanto o equívoco de quem pensa daquela forma ocorre porque inicial é antônimo do adjetivo final. Do adjetivo, não do substantivo! E nos casos acima, todos os fins e finais são substantivos, não cabendo tal analogia.

Diante disso, e em suma, caro leitor, você pode usar fim ou final quando os termos forem substantivos.

Até a próxima.