sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Em campo ou fora dele, brasileiro gosta de GOL!

Sessenta e quatro anos depois, o “País do Futebol” voltará a sediar a Copa do Mundo. No dia 12 de junho, a seleção brasileira estreará em casa contra a Croácia com a responsabilidade de conquistar o hexacampeonato e de sepultar as lembranças da derrota na final do Mundial de 1950, quando perdeu para o Uruguai no Maracanã por 2 a 1.
 
Mas até entrar em campo, haverá muita coisa fora dele: o término dos estádios e das obras em hotéis, aeroportos e rodoviárias; o preparo para receber visitantes do mundo todo; ensaios da cerimônia de abertura; reuniões e mais reuniões, entre outras providências ligadas ao evento. Contra ou a favor, agora não tem mais volta, a competição será realizada. Como patriotas, resta-nos torcer para o Brasil fazer bonito na organização da Copa e para faturar o seu sexto título – de preferência com belas atuações e muitos gols.
 
E de gol o brasileiro gosta, seja dentro ou fora dos gramados. Uma prova dessa preferência extracampo é que o popular da Volkswagen segue imbatível nas vendas. Incontestavelmente imbatível! O veículo fechou 2013 com 255.057 unidades emplacadas – o 27º ano consecutivo na liderança entre os hatches de entrada.
 
Mesmo com a presença dos recentes lançamentos que prometiam abalar a sua posição, o Gol vendeu sozinho mais que venderam juntas duas novidades no mercado nacional e apostas da Chevrolet e da Hyundai: Onix e HB20, respectivamente. O carro da montadora norte-americana terminou o ano na sétima colocação entre os mais comercializados, com 122.333 unidades, contra 122.320 da coreana, em oitavo lugar.
 
Apesar de possuírem diferenciais tecnológicos e de design e mais equipamentos de série, maior prazo de garantia e menor preço de seguro em relação ao alemão, Onix e HB20 não conseguiram nem ultrapassar os italianos Uno e Palio, que fecharam 2013 em segundo e terceiro lugar respectivamente, com 184.362 e 177.014 carros vendidos.
 
Nem com alguns fatores jogando contra, como apenas um ano de garantia (exceto para motor e câmbio, com três anos), maior valor de seguro e o título de automóvel mais roubado no país, a liderança do Gol não foi ameaçada, e ele encerrou todos os meses no topo do ranking dos mais vendidos divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
 
Talvez o acerto da suspensão, a harmonia entre câmbio e motor, a fama de bom de oficina, com baixo preço das peças e da mão de obra, bem como o tradicionalismo continuem sendo suficientes para o brasileiro manter o alemão em primeiro lugar ininterruptamente há quase três décadas.
 
E ao que tudo indica, o Gol continuará sendo a preferência nacional no segmento e fechará este ano como o campeão de vendas mais uma vez. Os lançamentos previstos para 2014 não devem abalar a sua liderança. Entre as novidades, o irmão mais novo Up!, que substituirá o Gol G4; o novo Ka, que se alinhará ao padrão mundial da Ford e se assimilará ao novo Fiesta; além do Sandero e do Uno, a ser reestilizados.
 
E a seleção brasileira? Bem, em relação a ela a aposta não é tão certeira, sendo mais prudente esperar para ver os resultados em campo.