terça-feira, 4 de outubro de 2011

Disputa-se a melhor colocação ou a medalha mais valiosa

Parece óbvio que em qualquer disputa, esportiva ou não, pessoas ou equipes busquem sempre o melhor resultado. Mas, algumas vezes, já li textos equivocados e escutei colegas da imprensa (rádio e TV) cometerem erros a esse respeito.

Em mais de uma oportunidade me deparei com frases como: “A disputa do terceiro e do quarto lugar será amanhã”. Ou ainda: “As medalhas de ouro e de prata serão decididas hoje”. Talvez, numa leitura rápida, as pessoas não percebam o problema em tais sentenças.

O título deste texto não deixa dúvidas: as disputas são sempre pela melhor colocação e pela medalha mais valiosa. Por exemplo, na final de uma luta de judô, os adversários visam à medalha de ouro; não à de prata. Essa é uma consequência da derrota, embora também tenha seu valor.

Da mesma forma, equipes ou atletas eliminados numa fase semifinal “brigam” pelo terceiro lugar, não por esse e pelo quarto afinal a única medalha em disputa, se for esse o prêmio, é a de bronze.

Portanto, mesmo sendo uma questão simples, é necessário prestar atenção para evitar esse equívoco, principalmente porque a apressada rotina jornalística dá margem para essa e outras confusões.

Até mais.