quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Momento de pôr ordem na casa

O Rio de Janeiro vive dias de cão. Tiroteio, feridos, mortos, veículos queimados, confusão, medo... Conhecido mundialmente como a “Cidade Maravilhosa”, o atual cenário nada tem a ver com sua fama e preocupa não apenas a população local, mas turistas, autoridades brasileiras e todos que estimam a paz e a ordem social.

Após o início do terror espalhado pelos traficantes com os incêndios em carros e ônibus, o governo estadual começou uma ação repressiva em massa. E isso realmente é necessário, afinal não se pode tolerar que os traficantes tomem as ruas e aterrorizem a população.

Esses criminosos estão perdendo seus territórios nos morros, com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora. As UPPs marcam a presença do Estado nas comunidades antes controladas pelos traficantes, o que desorganiza e traz prejuízos financeiros às quadrilhas. Desesperados, os bandidos respondem com ataques à sociedade.

Por isso o efetivo policial foi reforçado e ocupou a cidade, principalmente o atual reduto dos bandidos, a Vila Cruzeiro. Mais de 40 traficantes foram presos; toneladas de drogas e muitas armas acabaram tiradas de circulação. E esse trabalho duro deve prosseguir; é hora de mostrar que a ação repressiva do Estado é eficaz.

Infelizmente os atos criminosos não cessarão repentinamente, da noite para o dia. Entretanto se o atual trabalho deixar de ser realizado, as investidas das quadrilhas ganharão força. A polícia não pode recuar, deve fortalecer sua estrutura e suas atividades, como ocorre com a cessão de equipamentos pela Marinha.

A Força Nacional de Segurança também deveria ser empregada para fortalecer a repressão, pois é urgente restabelecer o clima de segurança. O cidadão, a cidade, turistas, o país, ninguém merece ficar refém da criminalidade, sentir medo nas ruas, alterar sua rotina devido a ações terroristas de traficantes que pensam ser donos do Rio de Janeiro.